Visando um propósito econômico e ambiental, a certificação fitossanitária em pallets (pallets tratado) e embalagens de madeira esta sendo implantada em 2005 em mais de 150 países componentes da OMC (Organização Mundial do Comércio) buscando impedir o trânsito entre um país e outro de insetos quarentenários. Não sendo uma atividade própria da LOGISCAL, mas de extrema importância para produtos de madeira para exportação, firmamos parceria com uma empresa que atua no controle de pragas quarentenárias através do processo de fumigação de madeira para tratamento fitossanitário em embalagens e pallets de madeira.
Visando uma amplitude de atendimento, estes serviços são estendíveis não somente para os produtos (pallets e embalagens) da LOGISCAL, mas também para produtos de outros fabricantes/clientes e podem ser realizados em portos, aeroportos e ate mesmo na própria sede dos clientes (desde que apresente condições adequadas para o mesmo). Pallet tratado fumigado para exportação é na LOGISCAL.
Tratamento Fitossanitário é um processo de controle contra a proliferação e disseminação de pragas, como os fungos, as ervas daninhas e os insetos, através de tratamento defensivo, cujo objetivo é garantir a segurança de produtos derivados de madeira e produtos vegetais. É um procedimento obrigatório para empresas credenciadas ao MAPA (Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento), que trabalham com exportação e importação de cargas ou embalagens com produtos vegetais e produtos de madeira como o palete, evitando que contaminem o local destinatário.
Todo produto vegetal ou derivados de madeiras devem passar pelo Tratamento Fitossanitário. Segundo a Instrução Normativa 31/15, são eles: paletes e embalagens, caixas e caixotes, lastros, carreteis, engradados, madeiras de separação, arrumação, cantoneiras, etc. Existem três categorias de Tratamento Fitossanitário: Tratamento térmico, dielétrico e por fumigação.
- Tratamento térmico (HT) ou secagem em estufa, onde os produtos e embalagens de madeira são postos a uma temperatura superior a 56 °C durante um determinado tempo, o que reduz a umidade e proliferação de pragas;
- Tratamento térmico via aquecimento dielétrico, em que a superfície de madeira de produtos, paletes e embalagens passam por um processo térmico superior a 60 °C durante um minuto seguido, eliminando fungos, pragas, inseto, etc.;
- Processo de Fumigação. É um processo que dura entre 16 e 24 horas, e após este período deva atingir a concentração tempo e concentração final de resíduos de brometo de metila indicado na legislação. Pode ser realizado de duas maneiras: através de HT (vapor forçado), onde paletes passam por uma alta temperatura por meio do vapor. É um método comprovado cientificamente para eliminação de todas as pragas e doenças. Por MB (gás de produto químico brometo de metila), em um sistema hermético utilizado o brometo de metila diretamente nos contêineres nos portos, ou em câmaras herméticas.
O Tratamento Fitossanitário é bastante importante para cargas e mercadorias em exportação e importação, pois é um processo que ajuda a combater pragas (fungos, insetos e ervas daninhas), doenças e pestes, impedindo sua propagação. Para a segurança entre fornecedores e consumidores. É previsto que todas madeiras e embalagens submetidas ao tratamento fitossanitário sejam identificadas para qualquer pessoa.
Para a segurança de nossos clientes e produtos, trabalhamos com processo de Tratamento Fitossanitário por fumigação, com o melhor preço e economia, contando com os melhores profissionais do mercado. Na Logiscal você encontra tudo o que precisa, de todos os modelos e medidas, com o melhor custo-benefício e economia para o seu bolso. Disponibilizamos os mais qualificados, duradouros e resistentes estrados e embalagens. Contamos com uma equipe dos mais preparados profissionais do país para melhor atendê-lo. Atendemos em todo o Brasil com prontidão e agilidade.