Palete em Palmas

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A história do Paletes de madeira começa com seu antecessor, o “Skid”. Foi na Segunda Guerra Mundial, quando a demanda por Paletes disparou. Nessa época que a Palete de quatro vias foi inventada. Tem também os de plástico e metal (aço, ferro ou alumínio) e madeira plástica  (pode ser utilizado diretamente no chão ou em rack metálico ou aramado, gaiola aramada metálica estrutura porta pallets)

Nos dias atuais os Paletes são extremamente importante no comércio moderno. As empresas não seriam capazes de armazenar e transportar mercadorias com a mesma segurança e rapidez. Os Paletes de madeira de hoje ainda se assemelham aos primeiros designs de quatro vias e bidirecionais, tornando-os perfeitos para uso com empilhadeiras. Hoje em dia, no entanto, é comum ver Palete de plástico ideais para o transporte de determinados itens, principalmente alimentos. Também é comum ver Palete tratado termicamente para melhor higiene. Os paletes de madeira não só nos permitem transportar mercadorias em todo o mundo, mas também ajudam a armazená-los com segurança. Eles são a espinha dorsal de todas as fábricas, oficinas, fornecedores e lojas do mundo

Os Paletes de madeira são os mais procurados por serem mais acessíveis. Destes, quatro modelos merecem atenção por serem os mais vendidos e atenderem diversas demandas: 1) Palete europeu ou europalete. São os Paletes mais utilizados pela Europa. No Brasil sua demanda tem aumentado cada vez mais pelo fato de ser prático e resistente. Sua medida possibilita a passagem em portas pequenas; 2) Palete PBR ou brasileiro é um, palete versátil, econômico e atende diversas demandas dos setores da indústria e comércio; 3) Palete One Way. Mais conhecido por ser descartável, possui baixíssimo custo, pois reduzem os custos de frete, ocupam menos espaço e podem ser levados em maior número de exemplares. Como já dito, são fabricados conforme as demandas do cliente; e 4) Palete de Duas e Quatro Entradas. O palete de duas entradas como o nome já diz, pode ser manejado por uma empilhadeira ou paleteiro por apenas dois lados, possuindo geralmente três longarinas. Já o palete de quatro entradas pode ser manejado pelos quatro lados. Geralmente são descartáveis ou retornáveis.

Palmas


Palmas é a capital e também a maior cidade do Tocantins, cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988.. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins. O nome para batizar a capital do Tocantins, Palmas, foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã.

O crescimento de Palmas foi demasiado durante a década de 1990. Em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Em 2021 palmas atingiu a marca de 313.349 com 102,90 hab/km² em uma area territorial de 2.227,329 km². De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foram criadas quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.

Dentre os varios bairros de Palmas podemos destacar : Taquaralto (Centro), Setor Industrial de Taquaralto, Jardim Aureny, Jardim Taquari, Setor Lago Sul, Morada do Sol, Setor Santa Fé,
Setor Sol Nascente, Setor Universitário e etc.

Procurando pontos turisticos em palmas ? separamos alguns para voce: Praia Graciosa, Praça dos Girassóis, Ilha Canela Beach, Parque Cesamar, Praia do Prata, Palácio Araguaia, Centro Geodésico do Brasil, Praia das Arnos, Museu Histórico do Tocantins e etc. A Gastronomia de Palmas e muito rica com diversas opcoes de Pizza, comida Japonesa, comida Italiana, Café, sushi, Churrasco, Fast food entre outros, preparamos uma lista com alguns locais que com certeza voce vai amar.


Praça dos Girassóis

Av. Joaquim Teotônio Segurado – Plano Diretor Sul, Palmas – TO, CEP: 77001-036


Araguatins

Araguatins é uma cidade de Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam araguatinenses. O município se estende por 2 625,3 km² e contava com 35 761 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 13,6 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Palestina do Pará, Carrasco Bonito e São Bento do Tocantins, Araguatins se situa a 73 km a Sul-Oeste de Imperatriz a maior cidade nos arredores.

O local onde hoje é Araguatins teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 9 de junho de1868. Vicente Bernardino, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequizeiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. A vila passa a categoria de município pela lei nº 426 de21 de junho de 1913, que foi sancionada pelo Decreto nº 3.639 de 5 de março de 1914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano pelo Decreto nº 3.774.

Araguaína

Araguaína é uma cidade de Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam araguainenses. O município se estende por 4 000,4 km² e contava com 180 470 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 45,1 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Carmolândia, Wanderlândia e Babaçulândia Situado a 236 metros de altitude.

Compreendido na região entre os rios Lontra e Andorinhas, o território de Araguaína foi ocupado, primeiramente, por tribos da etnia Carajás. Foi em 1876 que os primeiros migrantes chegaram no norte tocantinense. João Batista da Silva e família, oriundos da cidade de Paranaguá, no estado do Piauí, fixaram moradia na margem direita do Rio Lontra. O pequeno povoado passou a se chamar “Livra-nos Deus”, devido ao constante temor de ataques indígenas e de animais selvagens. Ainda no mesmo ano outras famílias mudaram-se para a localidade, aumentando e mudando o nome do povoado para Lontra, em referência ao rio que mostrou-se de grande utilidade para o desenvolvimento da região.

No início, os primeiros colonizadores cultivaram cereais básicos para a subsistência das famílias. Já a implantação da cultura do café aconteceu com vistas ao lucro e tornou-se a atividade predominante. Contudo, a lavoura foi abandonada devido às dificuldades de escoamento da produção. A ausência de vias terrestres para o transporte foi o principal motivo.

Paraíso do Tocantins

Paraíso do Tocantins é uma cidade de Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam paraisenses. O município se estende por 1 268,1 km² e contava com 51 252 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 40,4 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Monte Santo do Tocantins, Barrolândia e Pugmil, Paraíso do Tocantins se situa a 60 km a Sul-Oeste de Palmas. Situado a 411 metros de altitude.

Antes de ser emancipada, a história revela que a cidade era chamada de Paraíso do Norte de Goiás, porém , em 1958 com a construção da BR-153, os operários que trabalhavam no local , deslumbrados com a beleza da Serra do Estrondo, passaram a chamar pelo nome “Paraíso”.

Emancipado politicamente em 23 de Outubro de 1963, Paraíso completa amanha 56 anos, e a Câmara Municipal parabeniza essa, que é sem dúvida a menina dos olhos desse povo apaixonado por essa terra. Assim é conhecida hoje a cidade com pouco mais de 50 mil habitantes é com um povo alegre e acolhedor.

Gurupi

Gurupi é uma cidade de Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam gurupienses. O município se estende por 1 836,1 km² e contava com 86 647 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 47,2 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Cariri do Tocantins, Dueré e Sucupira.

Gurupi teve como primitivos habitantes os índios xerentes, que aos poucos foram se afastando, em consequência da presença dos primeiros desbravadores, atraídos pelas descobertas de manchões de cristal e, principalmente, com o objetivo de formar fazendas de criação e agricultura.

A descoberta do local ocorreu em 1932, quando Benjamin Rodrigues por ali penetrou campeando uma tropa de burros que lhe escapara no município de Peixe. Entretanto, somente a partir de 1946 é que exploradores, procedentes de Dueré, Porto Nacional e outras regiões do norte, fixaram-se no lugar, dando início a formação do arraial. Concorreu fortemente para o seu desenvolvimento a inclusão de Gurupi no projeto da rodovia BR-14, ou Belém-Brasília, quando se fez uma planta rústica da cidade, com localização da igreja matriz e a abertura das principais avenidas.

Com a constante chegada de colonos e aventureiros, o crescimento das lavouras e da criação de gado, as cabanas de pau-a-pique e ranchos de sapé foram cedendo lugar a construções sólidas de alvenaria; ainda no início da década de 1950. Em 1956, elevou-se o povoado a Distrito, pertencente a Porto Nacional e, em 1958, alcançou sua emancipação político-administrativa, dando-se a instalação no ano seguinte.

Gurupi recebeu considerável impulso com a chegada da rodovia Belém-Brasília em agosto de 1957 e, hoje, se estende ao longo das margens da rodovia.

Porto Nacional

Porto Nacional é uma cidade de Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam portuenses. O município se estende por 4 449,9 km² e contava com 53 010 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 11,9 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Monte do Carmo e Brejinho de Nazaré.

Segundo alguns documentos preservados nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, o povoado de Porto Real do Pontal teve como origem, ainda em meados de 1738, a sólida morada do velho Félix Camoa, corajoso desbravador de origem portuguesa, que explorava o transporte de passageiros entre as duas margens do Tocantins. Uns, buscando as ricas minas de ouro do arraial do Carmo outros, a importância do movimento arraial Pontal, que por determinação de Sua Alteza, mantinha em suas terras o temido Presídio Matança.

Esses documentos provam que com o crescente vai-e-vem de aventureiros, de um lado para o outro do rio, não tardou que outros barqueiros aproveitassem a ideia do pioneiro lusitano e também comercializassem a travessia dos chegantes. Dessa forma, ao aproximar-se o inicio do século XIX, inúmeros casebres começaram a desenhar um pequeno aglomerado humano, abrigando ali agricultores, pescadores, trabalhadores preparados para o transporte de cargas em direção aos dois arraiais, e mineradores, muito mineradores, na busca diuturna das mais espetaculares pepitas de ouro já encontradas na região.


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